Como funciona o algoritmo do Instagram e como usá-lo a nosso favor

O Instagram vem seguindo o mesmo caminho do Facebook e diminuindo,cada vez mais, o alcance orgânico das postagens, isto é, está ainda mais difícil aparecer de forma natural, sem patrocinar e impulsionar as publicações.
Tenho percebido, mais do que isso, sentido as mudanças no algoritmo. Por isso, passei alguns dias pesquisando e testando algumas formas de usar o Instagram sem "desagradar" o algoritmo.
Achei que seria bem legal compartilhar com vocês o que aprendi e também vou emitir minha opinião de usuária sobre algumas das mudanças.
Mas, eu nem fazia ideia do que era algoritmo! Supondo que algumas de vocês também não saibam, vou falar rapidamente sobre isso. É que considero que temos que ser apresentados à esse mecanismo para poder entender melhor como ele funciona e qual a sua importância.
Como o objetivo do Instagram é ser usado como ferramenta de marketing, ele tem a intenção de aproximar  usuários e marcas. Fazendo com que as pessoas encontrem o que mais desejam em primeiro lugar.
Para isso é necessária uma linguagem de programação que faz a interpretação entre homem e máquina. 
Esse mecanismo analisa comportamento de navegação e se utiliza da lógica através dos algoritmos.
Não se trata de inteligência artificial. Digamos que os algoritmos apenas seguem ordens. Por isso mesmo, devemos prestar mais atenção na forma como usamos o aplicativo, pois uma simples ação, pode desencadear uma série de prejuízos  se for mal interpretada.
O algoritmo se baseia em alguns elementos para fazer com que uma publicação apareça mais ou menos e obedece à alguns princípios básicos.

1. Temporalidade: As postagens não aparecem mais no feed em ordem cronológica. Mas, o Instagram está considerando que os usuários querem ver conteúdo recente. Por isso, não é aconselhável ficar vários dias sem publicar nada.

"Eu, particularmente, gostava de ver as imagens por ordem de publicação. E, acho que se não temos nada bom para postar, não devemos fazê-lo."

2. Engajamento: A chance dos posts com muitas curtidas e, principalmente, muitos comentários  serem exibidos para mais usuários é maior. Sobretudo se o engajamento for alto nos primeiros instantes da postagem.
Leve em consideração o horário da publicação e responda aos comentários assim que forem feitos. Isso faz com que o algoritmo interprete seu conteúdo positivamente e mostre para mais pessoas.

"Mas gente... Com tantas tarefas, compromissos e uma casa inteira me esperando, confesso que faço uma postagem e, muitas vezes, não acompanho o Instagram por um bom tempo. Não é desleixo nem falta de consideração, é falta de tempo mesmo!
Quanto ao horário, bom, isso depende muito do que estou fazendo e do dia também."

O Instagram entrega seus posts apenas para 10% dos seus seguidores. Caso a publicação tenha um bom retorno nas primeiras horas, o algoritmo exibe para o restante.
O aplicativo entende que uma publicação com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos tem conteúdo relevante.

"Isso, na minha opinião, é um dos maiores equívocos. Posts sobre fofoca de famosos, por exemplo, recebem, comumente, muitas curtidas e comentários. No entanto, não tem importância alguma... "

3. Relacionamentos:  Posts de amigos próximos e marcas que você curte aparecerão primeiro no seu feed. Essa análise é feita através dos  comentários que você faz, quem você busca e com quem compartilha postagens e stories.

4. Tempo de visualização:  O algoritmo leva em consideração o tempo que as pessoas passam vendo as suas postagens.
Nesse sentido, vale a pena elaborar álbuns e postar vídeos no feed.

"Já tentei postar fotos em forma de álbum, mas não gostei do formato das imagens e acho que os vídeos perdem a qualidade, o que me fez optar por não fazer mais uso desses artifícios."

Esses dois últimos aspectos são de grande importância, são muito mais práticos e objetivos.

5. Relevância das hashtags:   A nova função diz ao algoritmo que tipo de conteúdo é mais bem aceito e se você está usando hashtags que tem a ver com a sua postagem.
Seguindo algumas delas, podemos ver que é possível rejeitar um post se ele não tiver nenhuma relação com hashtag.
Portanto, use somente # muito específicas e de relação incontestável. Pois, se seu post for rejeitado o algoritmo vai entender que você não está fazendo bom uso delas e isso vai influenciar negativamente.

"A interpretação de uma cena é muito subjetiva. Você pode olhar e não identificar felicidade em ver alguém limpando o chão, por exemplo, mas o sentimento da pessoa é, genuinamente, esse. "

Li também, que não devemos mais usar as 30 # possíveis. O ideal é ficar entre cinco e dez. E que não é recomendado repeti-las sempre. É importante mudar de # a cada postagem, caso contrário podemos ser interpretados como spam.
Devemos verificar se estamos usando # banidas (o IG baniu algumas...)

"Venho testando isso, com um pouco de relutância. É difícil dizer se as curtidas diminuíram porque eu usei menos # ou se as imagens não agradaram tanto assim..." 

Aqui, é importante falar que corremos um risco, embora o Instagram negue, de entrar na sua "lista negra", a "shadow ban". 
Se isso acontecer, a conta vai continuar aparentando normalidade, mas as estatísticas caem pela metade ou mais. Há uma diminuição acentuada nas visualizações porque o algoritmo limita a exposição.

"Que saco!"

6. Automação e respostas curtas: O Instagram está vigiando e diminuindo a relevância das interações feitas através de comentários como "lindo" ou um coraçãozinho. Bem como o gerenciamento por meio de aplicativos. Portanto, isso não conta quando o algoritmo mede o engajamento.

"Então, vamos combinar que se não houver nada para comentar, vamos só curtir, ok? Acho que não, em alguns casos as pessoas só querem demonstrar seu sentimento por meio de uma figura, sem ter que se preocupar se aquilo está valendo ou não para o Instagram."

Bem, depois de procurar entender mais sobre o assunto e de passar alguns dias testando algumas recomendações, cheguei à conclusão de que não queria ter feito isso. Sim, absolutamente contraditório! 
É que quando as coisas dependem de mim, me responsabilizo pelo sucesso ou fracasso e sei a que atribuir tanto um como o outro.
Mas, quando me empenho, emprego energia e abro mão de muitas coisas para me de dedicar ao Instagram e por algum fator (algoritmo) os resultados positivos não vem, fico desmotivada...
Sorte que, para mim, fotografar já virou quase uma necessidade, faço isso por mim e pelas pessoas queridas que me acompanham e gostam do que eu faço.
Listei, abaixo, uma série de ações que eu recomendo e tento seguir (nem sempre consigo...)

Crie um conteúdo relevante em termos de utilidade, beleza ou esclarecimento. 
Descubra o que seus seguidores desejam ver, o os faz permanecerem acompanhando suas postagens
Reforce o relacionamento com seus seguidores, tenha conversas naturais através dos comentários
Formule posts que levem seus seguidores a responderem de forma natural também
O Instagram é baseado no visual, então, dê atenção para o "greed", tente manter um padrão que crie uma identidade visual
Stories tem seu próprio algoritmo e vem se mostrando uma excelente forma de nos aproximar de nossos seguidores
Fazer vídeos ao vivo (ainda não fiz) é um sinal de que você está empenhado (o algoritmo gosta!)

Por fim, só um conteúdo excepcional consegue driblar os critérios que o algoritmo controla. 
Gosto muito do que o Prof. Mario Sergio Cortella fala: "Faça o melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda!"
E é isso! Fazer com amor, com dedicação e priorizando o seu bem estar e o dos outros. 
Ser feliz depende de nós, não de algoritmos! Viva!

Um post meu, tinha que ter foto,né? :)
Essas são as mais curtidas recentemente, são de temas variados e foram postados em dias bem diferentes, o que me diz que não existe padrão...

6525 curtidas

4160 curtidas

4214 curtidas

 4145

Comentários

  1. Obrigada pelo post minha querida. Também às vezes desmotivo porque não tenho tantos gostos nas minhas fotos como gostaria, mas tento sempre ser fiel a mim mesma e não fazer posts que desvirtuem o meu trabalho.
    Também noto que as pessoas adoram ver fotos mais pessoais e que mostrem o meu dia a dia.
    Acho muito chato a forma como "eles" nos querem controlar.
    Quando tenho 50 gostos numa foto já fico contente :)
    Obrigada por todo o teu carinho e por estar sempre presente.
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço querida Marta! Ultimamente, o que tem me motivado é o carinho de pessoas adoráveis, como você! ❤️

      Excluir
    2. É mesmo isso. Nós interagimos umas com as outras e conhecemos pessoas incríveis como tu. Vi no teu direct o guia das dicas. Como faço para ter?
      Beijinhos

      Excluir
    3. É verdade! Muito obrigada pelo carinho, querida! Vou te mandar via DM. Ali estão algumas recomendações resumidas. Mas, eu estou testando e pretendo fazer outro post em breve com as minhas reais impressões do que funcionou ou não. ❤️

      Excluir
  2. Adorei suas considerações. Infelizmente o IG arrebanhou seguidores só pra gerar comerciais. Eu entrei por curiosidade, compartilhar o que gosto e fazer novas amizades. O número de seguidores, no meu caso, parou de crescer, coisa que não acontecia. Às vezes nem # eu coloco. Não vou me descabelar pra correr atrás de seguidores ou curtidas porque isto é um ambiente virtual que poderá desaparecer do dia pra noite. Deixaremos de “conviver” com muita gente bacana e o tempo despendido pra “correr atrás de números”, ah esses tempo não voltará jamais... Então vou postando e me divertindo... Um beijão querida Inês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o segredo! Saber escolher o que é melhor para nós!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Você é especial! Seu trabalho é incrível!!! O IG mais lindo do Brasil e com certeza um dos mais lindos do Mundo! Bem ao estilo Pinterest de ser que simplesmente amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio, querida! ❤️ Você é muito generosa! Tenho muito o que aprender... Mas, por enquanto, estou fazendo o melhor que posso!

      Excluir
  4. Liebe Ines,
    heute konnte ich nur deine Fotos bewundern und das mit ganz viel Freude!!!
    Ich möchte mich dafür bedanken, dass du mir immer wieder so viel Freude machst
    mit allem was du tust!
    Vielen herzlichen Dank für ALLES!!!!!!
    Von Herzen wünsche ich dir eine gute beschützte Zeit,
    herzlichst mit lieben Grüßen
    die Monika*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!